Blog com editais, notícias e novidades do mercado editorial, produzido pela equipe de serviços de revisão, edição e preparação de textos coordenada pela jornalista Fernanda Gehrke.
domingo, 1 de abril de 2012
Capacidade de expressão e capacidade linguística: diferenças
Em seu artigo "Capacidade de expressão X capacidade linguística", publicada no Digestivo Cultural, Marcelo Spalding comenta sobre as diferenças entre elas e conclui que "Ter capacidade de expressão linguística é, em última análise, o que nos diferencia dos outros tantos animais".
Leia abaixo um trecho do texto:
"É preciso, porém, entendermos que uma coisa é a capacidade linguística e outra, a capacidade de expressão. A capacidade de expressão é aquela que nos permite narrar fatos, defender ideias, descrever situações, falar com nossos amigos, falar em público, falar ao telefone, etc. Em suma, participar da vida social, comunicar-se, defender ideias.
A capacidade linguística, por sua vez, é o conhecimento da estrutura de um idioma em especial, sua ortografia (que é apenas um dos itens do idioma), sua estrutura, seu léxico. Aqui ainda temos a capacidade de interpretação, que exige capacidade linguística, mas também um certo conhecimento de mundo."
Link para o artigo no Digestivo Cultural.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário