"As novas tecnologias estão, aos poucos, modificando o mercado de produção editorial. Produtos audiovisuais e digitais, como os audiobooks e os e-books, e o desenvolvimento de conteúdos para celulares abrem novas oportunidades para o produtor editorial. "Apesar das inovações tecnológicas, o maior mercado de trabalho ainda continua sendo nas editoras", diz Plínio Martins, coordenador do curso de Editoração da USP. "As oportunidades são muitas. Logo no segundo ano do curso, vários alunos já começam a trabalhar", complementa. Os especialistas nas áreas de texto e arte podem encontrar vagas para elaborar e coordenar projetos de livros. Como diversas editoras terceirizam boa parte das atividades, muitos formados acabam montando pequenas empresas de prestação de serviços para produzir capas e desenvolver trabalhos de edição e seleção de texto. Os profissionais que trabalham com revisão dos conteúdos e com marketing editorial têm sido bastante procurados. A maioria das oportunidades de trabalho concentram-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão instaladas muitas empresas de comunicação, e em editoras locais das grandes capitais."
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Fonte: Guia do Estudante Abril
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